5 de outubro de 2016

Amor Além das Grades

Voluntários da UNP Sergipe também não medem esforços para

 Ajudar o Próximo




Ganhar almas para o Reino de Deus. Esse é o objetivo de todo trabalho realizado pela Universal em todo o mundo. 

Atuando em suas diversas frentes de trabalho e para variados públicos como crianças, idosos, jovens, etc, a Universal não mede esforços para resgatar os desprezados, rejeitados e até mesmo ignorados, chegando a esses através de suas múltiplas ações de evangelização.

A Universal nos Presídios - UNP é o braço social que atua nas instituições prisionais, levando a palavra de fé e esperança aos corações dos detentos e de seus familiares.

No último feriado de 07 de setembro, um numeroso grupo de voluntários, coordenados pelo Pr. Joel de Araújo, responsável pelo trabalho da Universal dos Presídios em Sergipe, realizou mais uma edição do Café da Manhã. Em todo feriado, a equipe reúne-se para levar além do alimento físico o mais precioso: a Palavra de Deus.

A preparação começa dias antes do evento, no dia do Café, alguns dos voluntários nem conseguem dormir de tanta expectativa em ajudar ao próximo. Foi o caso das voluntárias D. Edite e D. Lígia Maria que moram na zona sul da cidade de Aracaju. Elas acordaram às 04hs e chegaram na igreja (ponto de encontro) às 05:30 da manhã já com um delicioso prato preparado com todo carinho e amor para oferecer aos familiares dos detentos. Voluntária há quase 02 anos, segundo D. Lígia Maria, todo trabalho nada mais é que uma oferta especial para o Senhor Jesus.

O desprendimento é marca do voluntários do grupo UNP em todo o País. Desde cedo, pessoas de vários bairros de Aracaju e até mesmo de outras cidades empenham-se em levar vida para os encarcerados e seus parentes, que são recebidos na porta do Coopecam com um café da manhã completo. Além de serem atendidos em sua necessidade física, ali mesmo na fila, os familiares dos presos são evangelizados, aconselhados, recebem oração, livros e o item mais transformador que é a Palavra de Deus.




Nesse dia em especial, muitos foram tocados pelos testemunhos de ex-detentos que hoje integram o quadro de voluntários do Trabalho da Universal nos Presídios. 

Um testemunho tocante foi o de Ana Paula, que um dia foi evangelizada em uma edição anterior do Café da Manhã. Esposa de um agora ex-detento, Ana Paula recebeu a palavra de Deus na fila, foi incentivada a lutar pelo seu esposo fazendo correntes com a foto e o número do processo na igreja. Enquanto isso seu esposo, dentro da cadeia também era evangelizado pelas pregações do Pr. Joel de Araújo e acompanhava a programação através da Rádio, ouvindo diariamente o programa Momento do Presidiário


Segundo Ana Paula, ela teve que vencer os preconceitos religiosos e pegar firme, unindo a sua Fé e a Fé de seu esposo que foi transformado ainda no cárcere; ele aceitou a nova vida proposta pelo Senhor Jesus e se batizou nas águas antes mesmo de sua liberdade.

Ela conta que muitas vezes ele dava forças para ela continuar e que agora como voluntários oferecem a outras pessoas o mesmo que receberam. Ana Paula reconhece a importância desse trabalho que segundo ela, mudou a sua vida. 

É essa mudança de vida que os voluntários do Trabalho da Universal dos Presídios conhecem e oferecem a todos aqueles que se encontram aprisionados dentro e fora das instituições prisionais.

O poder transformador da Palavra de Deus continuará sendo incansavelmente levado pelo Trabalho da Universal nos Presídios, seja em Sergipe ou em outros Estados, porque cremos que os delitos e erros da vida até podem condenar o corpo ao encarceramento, porém, a alma que encontra Cristo encontra Vida e a verdadeira liberdade.







3 de outubro de 2016

SEMENTE PLANTADA NA CADEIA NASCE O QUÊ?

A Universal tem Semeado dentro do Cárcere a mais de 30 anos. 

Veja mais um fruto!

“E invoca-Me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás" Salmos 50:15
Diariamente entramos dentro das unidades prisionais para levar a palavra de Deus àqueles que por muitos foram esquecidos. Sempre levamos uma mensagem de salvação e transformação de vida, está é a semente plantada. Mas um dos momentos mais marcantes dos encontros, é quando pela Fé determinamos que um dia iremos nos encontrar com muitos daqueles homens e mulheres fora do cárcere e poder testemunhar sua transformação total e completa.

São inúmeros os testemunhos de pessoas que foram alcançadas e transformadas pelas pregações realizadas junto à população carcerária. Mas o depoimento e reencontro com um ex-presidiário, em especial, nos chamou a atenção. Eu nem me lembrava do rosto ou o nome de um homem que me abordou para compartilhar a sua mudança de vida, após ouvir uma palavra em um dos presídios que passei, falando da Fé transformadora. 

O ano era 2012 e visitei a Penitenciaria I de Mirandópolis, localizada a cerca 600 quilômetros de distância da capital paulista, na manhã daquela sexta-feira marcaria para sempre a vida Aristides  que estava na unidade havia cinco anos. Com uma vida totalmente entregue no mundo do crime ele foi preso e condenado a 15 anos de prisão devido a pratica assaltos, tráfico e até homicídio.

Aristides conta que na hora que entramos no raio e reunimos a população carcerária para participar de uma oração e receber uma palavra, ele não gostou, pois imaginava que eles estavam atrapalhando sua atividade recreativa.
 “Fiquei murmurando comigo mesmo, mas continuei na minha atividade física, enquanto o pastor foi ao meio da quadra e ao redor dele foi toda população. Mesmo sem me juntar ao grupo, pude ouvir ele falar que Jesus Cristo nos amava, veio salvar a nossa alma e que Ele queria arrancar toda a angustia de dentro de nós. Nessa hora parecia que ele estava narrando minha própria historia, e tudo o que eu estava vivendo naquele lugar mesmo sem ele me conhecer”, relembra Aristides.
Antes de deixar a unidade prisional, distribuímos o livro “Nada a Perder 3” e determinamos que aqueles homens teriam uma nova vida fora do cárcere, bastava crer e obedecer a palavra de Deus que diz: 

E invoca-Me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás" Salmos 50:15.

Seguimos nossa caminhada da Fé rumo a outros presídios do oeste paulista, para fazer o trabalho evangelístico, sem ter ideia que tinha mudado a vida daquele detendo.
 O reencontro com Aristides aconteceu em 2014, durante uma reunião especial que o bispo Afonso fez na sede do Rio Bonito - SP, com todos os ex-presidiários convertidos pelo Poder da Palavra. Um obreiro convidou Aristides para ir à igreja para dar o seu testemunho de transformação e chegando lá aconteceu algo marcante que ele não imaginava que pudesse acontecer, encontrar aquele pastor que trouxe a primeira palavra de fé e esperança.

“Eu fui até ele muito emocionado e disse que talvez ele nem soubesse quem eu era, mas eu me lembrava muito bem dele e só tinha a agradecer pelo dia que ele foi na penitenciaria de Mirandópolis, no interior de São Paulo e deu aquela palavra, que transformou a minha vida. Hoje eu trabalho como mecânico de maquinas de costura, faço faculdade de direito (quem diria), tenho meu carro, minha família restaurada e principalmente a paz e a certeza da minha salvação, que alcancei, após receber o batismo com o Espirito Santo”. 

Aristides começou a participar dos cultos realizados dentro do presidio, fortaleceu sua fé e largou a vida do crime. Aos poucos tudo foi transformando até que alcançou a primeira grande vitória. Depois de passar por diversos exames criminológicos, todos contrários a sua liberdade, seus advogados disseram que ele ficaria preso por pelo menos mais dois anos no regime fechado e depois ainda teria que cumprir o semi aberto, mas em apenas nove meses o juiz concedeu sua  liberdade condicional, mesmo com todos os avalistas dizendo que ele não estava apto a ir embora.

“Naquele mesmo dia que eu fui alcançado, muitas outras pessoas também ouviram aquelas palavras e eu tenho certeza que muitos estão vivendo uma nova vida. Agora faço parte do grupo de evangelização da igreja e tenho levado essa mesma palavra que recebi para muitas pessoas”, conta.

Para mim aquele reencontro foi especial e mostra a importância do trabalho realizado pelos voluntários do grupo Universal nos Presídios - UNP.

Histórias como estas tem se repetido diariamente em todo o País, como sempre falamos, busque a este Deus na Universal mais próxima da sua residência, e veja a mudança de vida que o Todo Poderoso fará em você! 

Segue o link com os principais endereços da Universal. Nós desafiamos seu problema, seja ele qual for!

Colaborou Pr Almir Santos - Responsável pelo Bloco Sul de São Paulo.