20 de dezembro de 2016

UNP Promove Exposição de Artes no Maranhão





  No dia 29 de novembro, às 19 horas, teve início um evento pioneiro no estado do Maranhão – a Exposição de Arte Prisional intitulada “Olhar do Cárcere” – que teve como objetivo mostrar os trabalhos de arte realizados por internos do Complexo Penitenciário de São Luís.   O local escolhido para essa exposição foi a Casa do Maranhão, um dos prédios coloniais mais antigos do Estado e que faz parte do Acervo do Patrimônio Histórico da Cidade de São Luís.
 
  A ideia de realização desta Exposição partiu de um sonho, tanto do Coordenador do Projeto Artes nos Presídios – o Pastor Venino –  o diretor da Maércio Cutrim e a Assistente Social Marilene Silva da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 1 (UPRSL 1) que levaram a ideia adiante e conseguiram que este sonho se tornasse realidade.

  Para que o evento fosse realizado 18 voluntários da UNP Maranhão participaram, destacando-se um voluntário que confeccionou os cavaletes e a Banda Guerreiros do Ebrom, liderada também por um membro voluntário da Equipe UNP Maranhão, e que trouxe ainda mais alegria com as músicas animando o evento.
  O trabalho constou de pintura em tela e telhas feitos por internos cuja essência dos seus trabalhos com tema livre, retratou olhares diferentes a partir de um mesmo ambiente: a cela.  O esforço dos internos foi recompensado com uma noite cheia de bênçãos, com a presença de toda a equipe da UNP-MA, dirigentes e coordenadores do Sistema Prisional e do Diretor da Casa do Maranhão, como também de escritores.

  O grande momento deu-se com a chegada de dois internos participantes do Curso de Artes nos Presídios, que se destacaram como talentos descobertos e que foram até o local representar todos os internos que fizeram o Curso.  Um momento muito emocionante, pois, ver seus quadros expostos em uma galeria de arte, foi um momento ímpar e único para esses dois homens que estão ao final de suas penas e que pintaram quadros com temas diferentes e tão relevantes.

 O evento trouxe muitas surpresas, onde pode-se constatar nos depoimentos dos presentes – diretores, convidados e internos – a satisfação com o trabalho da Universal em levar a Palavra de Deus a esses internos tanto na teoria quanto na prática, pois, ao mesmo tempo, ao realizar oficinas como essa, a Universal está contribuindo para que esses internos tenham meios de ganhar ou gerir sua própria renda por meio de um trabalho digno, honesto e cheio de talento.

  O Pr. Venino abriu o evento fazendo uma oração com todos os presentes. Em seguida falou sobre a importância da exposição e passou a fala aos diretores e internos que quisessem expor sua opinião sobre o evento.
  A opinião de Odaisa Gadelha, Secretária Adjunta de Atendimento e Humanização -SEAP, retrata bem o significado do trabalho na Universal no Complexo Penitenciário de São Luís
 “Vejo essa iniciativa da Igreja Universal como algo de extrema importância, vocês são peças fundamentais para a recuperação de qualquer pessoa. Nós precisamos de vocês. Sem o apoio da Igreja Universal seria impossível fazer com que esses internos tivessem a ressocialização. Obrigada é pouco para o trabalho dessa Igreja e estamos aqui, sempre dispostos para colaborar com o que for preciso”.(Odaísa Moura Gadelha Neta - Secretária Adjunta de Atendimento e Humanização – SEAP.)

Corroborando, a Supervisora da Assistência Religiosa – SEAP, este foi um momento histórico:
“Todo sonho pode sim um dia virar realidade. Essa exposição um dia foi um sonho e essa noite ela virou realidade e vai ficar na história do Sistema Prisional do Maranhão. Lindo trabalho Pr. Venino toda sua equipe e a Igreja Universal”. (Karla Janine Vieira Dutra – Supervisora da Assistência Religiosa – SEAP)

A fala do Diretor da Casa do Maranhão, local onde aconteceu o evento, retratou de forma ímpar o trabalho da Universal nos Presídios.
“Eu nunca tinha participado de uma exposição dessa natureza. É a primeira vez que participo de um projeto de tamanha magnitude, um projeto tão lindo de acesso aos direitos humanos. Um projeto de arte que traz liberdade aos seres humanos. Está sendo muito gratificante participar desse projeto. A Universal realmente está de parabéns, é algo inovador. Para a Casa do Maranhão esta exposição está sendo muito importante, enriquecedora, porque só concretiza o pensamento do Governador do Estado do Maranhão, onde essa Casa fosse realmente uma casa de todos, onde todos pudessem frequentar, expor, enfim... muito enriquecedor”. (Diretor da Casa do Maranhão).

Os dois internos que se destacaram como talentos, também deram sua contribuição om seus depoimentos:
“Pra mim este trabalho da Igreja Universal traz muita paz pra nós, porque nós ficamos lá sem fazer nada e esse curso trouxe mais esperança pra nós. Eu nem sabia que eu pintava, nunca pintei um quadro na minha vida. E agora eu fiz um navio.... Quando o pastor da Universal chega lá, nós sentimos uma paz, uma alegria tão grande... É muito bom esse trabalho” (Interno Talento Descoberto)
Eu acho que sem o trabalho da Universal ficava mais difícil pra nós. Acho que isso é uma oportunidade da gente crescer, de aprender mais sobre apalavra de Deus. Hoje eu sei que posso sair dali sem medo, tenho fé, esse trabalho da Universal faz a gente ficar mais calmo, você chega, e aprende alguma coisa. É muito bom esse trabalho (Talento, Interno)

Ao final foi servido um coquetel a todos os presentes, inclusive aos internos que participaram da inauguração da exposição.




Colaborou: Mídia UNP - MA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Conte-nos, o que achou da matéria?