7 de novembro de 2016

Traficante se Converte na Cadeia

Quem disse que não dá pra mudar dentro da cadeia?

 Conheça a história do ex- detento Guilherme Tonin, de 29 anos, que tinha tudo para ter um final devastador.

 "Me envolvi com o vício do cigarro e bebidas aos 13 anos de idade, com 16 conheci a maconha devido às más companhias, aos poucos fui conhecendo todos os tipos de drogas e me viciando em todas elas, com 19 anos já estava envolvido com tráfico de drogas e assaltos para manter a vida fácil que decidi levar, aos 23 anos fui preso com muitas drogas, onde fui condenado a seis anos e dois meses por tráfico de drogas e porte de armas." 

  Agora atrás das grades Guilherme viveria os piores anos de sua vida.

 “Meu maior fundo de poço foi a prisão, tenho vergonha de ter cometido homicídios e tráfico de drogas”

Com essas palavras que Guilherme  definiu os 36 meses nos quais ficou encarcerado na Casa de Custódia de Curitiba – (CCC) localizado na Cidade Industrial, em Curitiba-PR.


"Quando fui preso sabia que me tornaria uma pessoa muito pior do que já era, devido a revolta de toda aquela situação, aquele foi o pior momento da minha vida, me senti sozinho e abandonado por meus familiares e amigos. E quanto mais o tempo ia passando mais eu me perdia, eu fazia tudo errado dentro da prisão, me envolvi com más companhias e me afundei nas drogas ainda mais, não acreditava em Deus." 

 Foi nesse momento que Monique Salles, esposa de Guilherme conheceu a UNP. Em uma de suas visitas a Guilherme, Monique recebeu uma orientação espiritual de um dos voluntários da UNP que evangelizam os familiares nas portas dos presídios. 

 "Eu já conhecia minha esposa na época da prisão, mas devido à vida que eu levava não deixava as coisas se firmar com ela, mas quando fui preso voltamos a nos reaproximar e ela ficou ao meu lado todos os anos em que estive preso.
 Somente ela permaneceu ao meu lado, mesmo com todas as dificuldades que passou, todos os preconceitos, mesmo assim ela não desistiu de lutar por mim." 

Monique se fortaleceu com a palavra que recebeu e a partir daquele dia começou a agir de uma forma diferente. “O grupo da UNP sempre me ajudou com orações, quando eu saia triste eles sempre tinham uma palavra para me levantar. ”
 Guilherme passou a ouvir o Programa Momento do Presidiário, que vai ao ar diariamente as 21 hs pela Rede Aleluia, para ouvir os recados de sua esposa. 

 Semanalmente o pastor Onésio Custodio Jorge, responsável pela UNP no Paraná, fazia reuniões lá dentro do presídio onde Guilherme estava, reuniões essas que Guilherme se recusava em participar a todo custo, mas com o tempo a sua reação foi mudando:

 "Conheci a Universal dentro do presídio, ficava curioso em saber porque aquele Pastor ia todas as quintas feiras para falar de Deus para quem nem acreditava nele.”

 Ele começou a participar das reuniões dentro do presídio e se esforçou para ter um bom comportamento, se afastou das más companhias e até recusou um convite para ingressar em uma das maiores facções criminosas da região.

 Desta maneira o tempo passou, até que uma notícia boa surgiu, ou pelo menos deveria ser boa: Guilherme ganhou a sua liberdade.
 No momento em que a vida desta família parecia estar caminhando para um final feliz, algo inusitado aconteceu; Quando Guilherme voltou para casa, voltou também para os antigos hábitos, começou a fazer tudo errado novamente, se envolveu as antigas más companhias, voltou a ingerir bebida alcoólica, voltou a ser quem era.

 Mas a semente de Deus que um dia foi plantada na vida deste casal, quando ouviram a palavra de Deus através dos voluntários da Universal nos Presídios, finalmente começou a germinar. Percebendo que o seu casamento estava à beira de acabar, eles tomaram uma atitude, buscaram ajuda na Terapia do Amor, na Universal.

 "A Monique foi a única pessoa que acreditou que eu poderia mudar, e foi por amor a ela que decidi largar aquela vida errada, decidi apagar todo o meu passado, reescrever minha história."

"Nas minhas portarias ela começou a me convidar para ir as terapias do amor na universal, no início eu neguei, mas depois fui para agradar a ela e acabei gostando, ali aprendi a lutar pelo meu casamento, aprendi a dar mais valor na pessoa que me ama." 

"Com o tempo fui me firmando na igreja, participando de correntes para me libertar dos vícios, hoje faz três anos que estou liberto de todos os vícios, e de todo o meu passado."
Daquele dia em diante Guilherme se transformou por completo. Hoje, formado em logística e cursando a segunda faculdade, de mecatrônica, com a sua família e casamento restaurados, ele está livre das drogas, bebidas e nervosismo.

"Eu ouvia falar de Deus, mas como todo incrédulo acreditava em Deus mas não buscava Ele nas orações, na verdade não sabia nem orar, mas na Universal conheci o Deus que pode mudar minha vida, o Deus que me tirou daquele fundo de poço que era os vícios"  

 Monique nos conta como está a vida do casal atualmente: “Hoje ele só me faz feliz, agora ele é um homem de Deus”.


E se você pensa que para o seu caso não existe solução, faca como Monique, persevere, lute,
busque ajuda, procure uma Universal mais próxima e participe das campanhas de libertação.


Colaborou UNP - PR

Um comentário :

Conte-nos, o que achou da matéria?